11.20.2004

A folha das horas

Um profissional liberal. É isso que eu de momento sou. Gosto do nome, mas a situação podia em si ser melhor. Pois bem, um dos ossos do ofício de um profissional liberal, (ou ainda melhor, em inglês: de um 'freelancer'), é fazer a sua folha de horas. É basicamente uma folha de cálculo feita em Excel, onde determinamos o que achamos que nos devem pagar, preenchendo nos espacinhos de cada dia, as horas que passámos a trabalhar. Faz-me lembrar quando na escola havia aquela coisa da auto-avaliação. Aqueles momentos em que os alunos exercitavam a sua moral, e se continham perante a possibilidade de inventar ali as maiores barbaridades sobre si próprios, numa tentativa desesperada de sensibilizar os professores e subir a nota. Eram muitos os que não faziam o exercício da maneira esperada. Agora que me lembro, alguns desses até me parecia que conseguiam sucesso no falhanço. Eu nunca consegui. Logo eu que não tinha jeito para isto, logo eu fui tornar-me num profissional liberal. Gosto mais do nome 'freelancer'.
Blog desenhado e mantido por Joca, membro dos Paletós - thesirm@hotmail.com